was successfully added to your cart.

Qual é o poder do diálogo “entre elas”?

Por 27 de julho de 2018 Sustentabilidade

O diálogo tem um poder único de transformação. Pode contribuir com insights, dar a força que uma pessoa precisa em um momento de dificuldade, contribuir com um novo negócio, por exemplo, e gerar empoderamento especialmente entre as mulheres. Foi com essa intenção que surgiu o “Entre elas – Diálogos que empoderam”. É uma iniciativa da Fundação Vale, com execução nossa, da Raízes Desenvolvimento Sustentável.

O que é? O “Entre elas” é uma série de palestras, encontros de mulheres e bate-papos que estão rolando no Centro de Tradições de Senhora do Carmo, distrito de Itabira, em Minas Gerais. Os diálogos discutem, sob temática direcionada ao universo feminino, desde os Direitos da Mulher à Alimentação Saudável.

Serão 10 encontros até novembro – os quais dois já aconteceram nos dias 11 e 18 de abril – com aproximadamente 3 horas de duração.

“Se eu falar que eu não gostei dos encontros, eu estou mentindo, pois eu adorei o primeiro e me apaixonei no segundo. Nossa, não sei nem como explicar o que eu senti ontem, porque foi bom demais, muito bom mesmo. Muito obrigada!”, disse uma das participantes, Conceição Duarte, que participou da última edição.

Os próximos temas devem ser:

Beleza e autoestima: técnicas para se cuidar e se sentir mais autoconfiante

Sexualidade, corpo e gênero: o que isso tem a ver com a saúde?

Os Direitos da Mulher – A informação faz a diferença

Empreendedorismo Feminino – nosso papel na nova economia!

Comunicação com o grupo e com o Mercado: Comunicação Não Violenta, Assertividade e Redes Sociais

A Natureza Feminina – Entendendo e fazendo o meu melhor

Alimentação saudável – como cultivar hábitos que fazem bem para o corpo e para alma

Criatividade e Inovação: criando novas soluções para evoluir sempre!

Como surgiu

Em novembro de 2016 foi firmado um contrato entre Fundação Vale e Raízes Desenvolvimento Sustentável para a aceleração do negócio social de artesanato das mulheres do Carmo. Senhora do Carmo é um distrito rural em Itabira-MG. Além das belas paisagens de montanha, da prosa e da comida boa, lá há muitas mulheres com talento para artesanato.

O grupo foi selecionado para a 2ª edição do Projeto Equidade devido a sua participação no Programa Agir, em Itabira, no qual foi possível constatar a existência de um grupo 100% feminino no município com muita vontade de empreender. E ainda em fase bastante inicial.

Os consultores Raízes realizaram reuniões em grupo e visitas individuais para identificar lideranças, conhecer a produção, entender o perfil e as habilidades individuais, bem como limitações, mapear conflitos e, por fim, construir uma imagem clara do ponto de partida do grupo.

Hoje as mulheres do Flores do Carmo Tecelagem Artesanal são reconhecidas como tecelãs de excelência em Minas Gerais pela qualidade e inovação dos produtos criados. O “Entre elas” é uma Iniciativa do Projeto Equidade Tecelãs do Carmo, gerando diálogo entre essas empreendedoras e a comunidade.

Os encontros são gratuitos e tem como intuito levar conhecimento e propiciar trocas significativas para moradora de Senhora do Carmo ou de Itabira. Tem coisa melhor?

Essa matéria foi originalmente postada no blog da Raízes Desenvolvimento Sustentável em 20/04/2018

Envie um comentário