was successfully added to your cart.

Integração a Rede Artesol

Por 3 de março de 2020 Sem categoria

Conhecendo mais sobre essa nova parceria com a Artesol :

É uma organização  sem fins lucrativos  que atua  há  mais de duas décadas  investindo na valorização  e promoção  do artesanato  tradicional brasileiro, através  de estratégias focadas  na sustentabilidade  sócio econômica,cultural e ambiente das comunidades em que atuamos. O principal  propósito  é apoiar  a salvaguarda  do fazer artesal de tradição,mantendo vivo patrimônio  imaterial  ligado a essa atividade  e promovendo  a autonomia dos artesãos  e a geração  de renda  para seus nucleos produtivos.

Atuam na formação  dos artesãos nas áreas  de identidade  cultural, desenvolvimento  de produto,gestão, comunicação,comercialização, entre  outras,sob  os princípios  do movimento  do comércio justo.  Desenvolvem projetos focados  em capacitação de artesãos  e coletivos produtivos que vivem  em comunidades  com saberes e fazeres artesanais  de tradição  cultural. O método  inclui  o estímulo  à valorização  cultural e a comercialização  do artesanato  para o desenvolvimento  sócio econômico dos envolvidos.   Depois desse processo todo feito pela Artesol  , fomos integradas na Rede como  uma Associação  de Artesanato. Onde muitas portas se abriram a partir desse dia.

A Associação   Flores passou por uma capacitação  produzindo ,estimulando a gerar forma eficiente  suas iniciativas  e a utilizar novas tecnologias  Apoio  a comercialização da produção artesanal ds grupos  buscando a formação e a a aplicação e fortalecimento  de um mercado  consumidor  sensível  para  os princípios  do comércio  justo.

 

 

 

 

As mãos que criam, criam o quê?

Na sede do grupo estão os teares utilizadas que constroem padrões e misturam cores, criando a base para a diversidade de produtos que nascem das mãos mais habilidosas. As mantas, almofadas, bolsas, acessórios e brinquedos são produzidos com tecido provenientes de tecelagem própria e finalizados com crochê e bordado. O espaço é ainda equipado com máquinas de costura e todo o necessário para dar estrutura e conforte para quem produz.
A primeira coleção desenvolvida pelo grupo resgasta da história local e conta em forma e cor os caminhos do tropeirismo. Após longa pesquisa de referências buscando na indumentária,objetos e costumes dos tropeiros que por muito tempo circularam por lá,as artesãs encontram inspiração para as linhas de decoração,acessórios de moda e brinquedos produzidos.

Quem cria?

As mulheres de Senhora do Carmo são como flores que com força e beleza constituem o grupo de artesãs Flores do Carmo desde 2016. A aceleração do grupo ficou a cargo do negócio social Raìzes Desenvolvimento Sustentável, parceiro da Fundação Vale neste Projeto.
Desde sua fundação,em projeto voltado a eqüidade de gênero e empoderamento feminino, foram reconhecidas e trabalhadas as capacidades individuais,valorizando o que cada uma das integrantes tem de mais precioso e despertando orgulho e reconhecimento de seus potenciais. O aprendizado é contínuo e ainda que o grupo seja jovem, avançou muito no que dis respeito a estrutura, Organização, qualidade dos produtos e venda.

Onde criam

Itabira,munícipio do interior de Minas Gerais, passou a ser povoado no século XVII após a descoberta do ouro em suas montanhas. Seu crescimento
está intimamente ligado a exploração mineral de suas jazidas e tem sua história muito retratada em algumas das obras de Carlos Drummond de Andrade,,ilustre contista,cronica e poeta modernista nascido no local. O povoado de Senhora do Carmo, distrito de Itabira. Começou a se formar no mesmo período e integrava a conhecida rota do ouro. O que era produzido no local era escoado pelos tropeiros, figuras marcantes na formação da cultura local,sendo po isso fonte de inspiração para a primeira coleção realizada pelo grupo.
Aos pouco mais de três mil habitantes do Distrito habitam em sua maioria a área rural,dividida em 18 pequenas localidades.
Cercado por belíssimas montanhas que fazem parte da Cordilheira do Espinhaço e banhado pelo Rio Doce,o local é destino turístico a muitos interessados em sua história e belezas naturais.

Envie um comentário