Sementes Aladas

null

O símbolo eleito pelas mulheres da Flores do Carmo (logo) é uma flor de ipê amarelo.

O ipê é uma árvore abundante na região e tem lindas flores, mas vislumbra fazer muito mais, não só produzir, germinar, se espalgar e multiplicar, elas querem voar. Um único fruto produz centenas de sementes, todas a espera do vento. Quando maduras elas se libertam, se lançam, se deixam levar. Sua estrutura leve e de boa aerodinâmica aumenta a resistência do ar sobre elas, carga maior que seu próprio peso, mesmo assim estável, fazendo com que a queda seja lenta, devagar (como no ritmo do interior)... e longe... onde poderão germinar e se estabelecer no desconhecido.

O ipê não tem pressa. O ipê não tem medo. Passei dias pensando sobre flores, asas e ventos… no encontro da Cazulim com as Flores do Carmo. Em tudo que significa esse grupo. No trabalhar em equipe, sim ou sim. Esse grupo lindo de mulheres que se unem, para resgatar suas tradições sim, mas também ultrapassar suas raízes, levar ao mundo o seu fazer. Mais do que vencer o vento, utilizá-lo a seu favor.

Texto: Natália Souza, fundadora e diretora da Cazulim

Veja os produtos desta coleção

  • Sling Arco-Íris

    Avaliação 5.00 de 5
    R$300,00
  • Sling Ipê

    Avaliação 5.00 de 5
    R$300,00

Somos artesãs de Senhora do Carmo, Itabira-MG. Com tecidos fabricados nos nossos teares estamos resgatando a cultura regional e contando histórias.

CONHEÇA O PROJETO